La Biennale Di Venezia - 2015
The National Pavilion of the Republica of Armenia
Mekhitarist Monastery, Island of San Lazzaro degli Armeni, Venice
Opening - May 9, 2015
Artistas Contemporâneos da Diáspora Armênia / Contemporary artists from the Armenian Diáspora
No simbólico ano de 2015, por ocasião do marco dos 100 anos do Genocídio Armênio, o Ministério da Cultura da República da Armênia dedicou seu pavilhão para os artistas da diáspora armênia.(...)
Saiba mais em: www.armenity.net In this symbolic year 2015, on the occasion of the one hundredth commemoration of the Armenian Genocide, the Ministry of Culture of the
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Curadoria / Curated by: Adelina Cüberyan Von Fürstenberg
Rosana Palazyan, June, 2013
Rosana
Palazyan
“… Uma história que eu nunca esqueci…” - 2013-2015 - Vídeo instalação
Vídeo13’ e linhas de algodão no chão
“… A story I never forgot…” - 2013-2015 - Video installation
Video13’ and cotton thread on the
floor
Vídeo
“… A story I never forgot…” - 2013-2015 - Video installation
Video
Rosana Palazyan, Junho de 2013
“... Uma história que nunca mais esqueci...” é uma videoinstalação cujo vídeo produzido de forma ‘artesanal’ não tem pretensões de virtuosismos técnicos, mas de reordenar ou organizar a memória fragmentada sobre o genocídio armênio (c. 1915 a 1920) com base nas histórias e relatos ouvidos ao longo da vida desde a infância. Uma história que sempre foi impossível esquecer, pois o esquecimento seria o esquecimento do próprio ser.
Brasileira de ascendência
Armênia de ambos os lados, tendo iniciado minha carreira no final dos anos 80 e
cercada por episódios de violência, traumas sociais, econômicos e políticos em
meu país, não me sentia a vontade para tratar do tema “Armênia”. Minha urgência
era aproximar as pessoas adormecidas pela banalização do cotidiano a estas
questões. Desde então, venho buscando delicadamente ampliar, e potencializar a
reflexão sobre a violência e exclusão no tecido social, onde todos acabam
vitimados.
Ao ser convidada para participar
da 4ª Bienal de Thessaloniki, cidade onde meus antepassados e seus amigos
sobreviventes se refugiaram durantes alguns anos, o passado tão distante,
estava diante de mim, tão próximo...
E “quem
lembra do genocídio armênio?” Eu lembro.
Foi preciso remontar cada
fragmento da memória como em um quebra cabeças, carregado de enorme custo
pessoal, para recontar mais uma vez uma história que me foi contada e que nunca
esqueci. Lembrar e fazer lembrar para nunca mais acontecer.
O fio condutor da história é um
lenço bordado por minha avó materna, quando refugiada em Thessaloniki (Grécia)
com o apoio de Armenian General
Benevolente Union (AGBU), onde muito jovem foi professora de bordado. O
lenço transformado a cada episódio, perpassa a história desde a memória de
infância (em Konya), a vida na Grécia como refugiada, a viagem ao Rio de
janeiro por volta de 1926 (e sua nova vida) - até que o lenço retorne como
parte integrante da obra a ser apresentada na bienal.
Escrevo este texto no calor dos
acontecimentos quando nos últimos dias em meu país, jovens, mulheres, crianças,
famílias, estão nas ruas lutando por seus direitos, vivendo momentos que não
vivenciamos há muitos anos. O que tem me feito pensar na proximidade de todos
os projetos e experiências que a arte tem me possibilitado realizar.
Se não muda o mundo, tenho
vivido a arte como um percurso do entendimento e encontro com o Outro. E de
forma incansável tenho me dedicado a transformar as relações das pessoas frente
a questões tão urgentes, na tentativa de fazer acionar a mobilização para um
mundo melhor.
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Rosana Palazyan, June, 2013
“… A story I never forgot…” is a
video installation in which the video, produced in an “artisanal” manner,
doesn’t pretend to achieve technical excellence, but to reorder and organize
the fragmented memory of the Armenian genocide (c. 1915 to 1920) based on the
stories and narrative heard since childhood. To forget it would mean forgetting
one’s own being.
Brazilian of Armenian descent from both
sides, having started the career in the end of 1980s, surrounded by episodes of
violence; social, economical, and political traumas in Brazil, I did not feel
comfortable to deal with the Armenian theme. My urgency was to bring people
numbed by the daily occurrence closer to these issues. Since then I’ve been
trying to delicately expand the reflection about violence and exclusion in the
social fabric, where everyone ends up victimized.
When invited to take part in the 4th
Thessaloniki
Biennial, a city where my ancestors found refuge for several years, the remote
past became so close to me…
Who remembers the Armenian genocide? I
do.
It was necessary to reassemble each
fragment of memory as in a puzzle, full of enormous personal cost, to narrate
once again the story which was told to me and which I never forgot: to remember
and to do remind, to never more happen.
History runs through with a handkerchief
embroidered by my grandmother when a refugee in Thessaloniki , with the support of the
Armenian General Benevolent Union (AGBU), where she was an embroidery teacher.
Transformed in each episode, the piece covers the story of her origin
remembrances (Konya ), the life in Greece , the departure to Rio de Janeiro (and new life), until the
handkerchief return as part of the work in Biennial.
This text is written in the heat of the
moment, when multitudes are in the streets of my country, fighting for their
rights, living times we haven’t seen for a long time. This made me think of all
projects and experiences that art has provided me.
If it doesn’t change the world, I have
been living art as a trajectory of understanding and meeting the Other. I have
tirelessly dedicated myself to transform the relations of people in the face of
such issues, trying to activate a mobilization for a better world.
Projeto para
video instalação / Project of
the video installation
Mekhitarist
Monastery - Island
of San Lazzaro degli
Armeni
Armenian Pavilion at the 56th
International Venice
Art Biennale
Detalhe da
instalação / Detail of the installation